Facebook Twitter Instagram YouTube

Comissão Estadual para os ODS

Instituída pelo Decreto n° 33.115, de 14 de julho de 2017, a Comissão Estadual para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (CEODS) é composta por 7 órgãos, sendo presidida pela Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (SEDIHPOP) e coordenada executivamente pela Secretaria de Estado de Governo (SEGOV).

A CEODS tem o desafio de executar um plano de ações integradas para garantir o cumprimento de metas globais de desenvolvimento sustentável no Maranhão e, complementarmente, monitorar e avaliar o processo de implementação da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, garantindo a uniformidade e integração das ações do Estado com os indicadores e metas dos ODS. Além disso, deve também elaborar uma agenda de planejamento de políticas públicas a longo prazo.

O Maranhão foi um dos primeiros estado brasileiros a criar uma comissão alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.

São representantes da CEODS:

• Pela SEDIHPOP (Presidência) – Francisco Gonçalves da Conceição (presidente) e Bruno Ricardo Castro Lacerda (suplente).
  • Pela SEGOV (Coordenação Executiva) – Antonio de Jesus Leitão Nunes (titular) e Cristiane Costa Fernandes (suplente);
  • Pela SEPLAN – Cynthia Celina de Carvalho Mota e Lima (titular) e Roberto Santos Matos (suplente);
  • Pela SEMA – Marcelo de Araújo Costa Coelho (titular) e Mauro Bezerra Neto (suplente);
  • Pela SETRES – Hernando do Dias do Macedo (titular) e Silvio Coelho Pinheiro (suplente);
  • Pela SEDUC – Felipe Costa Camarão (titular) e Manoel Pedro Oliveira Castro Neto (suplente);
  • Pelo IMESC – Felipe Macedo de Holanda (titular) e Talita de Sousa Nascimento (suplente).

Ainda em 2018, a Comissão ativará as Câmaras Temáticas dos ODS, com a meta de engajar e incentivar a participação de representantes da sociedade civil, do terceiro setor, da classe empresarial e das Instituições de Ensino no desafio de alcançar os objetivos de desenvolvimento sustentável no Maranhão.

Os contatos da CEODS são: ods@ma.gov.br e (98) 3256-5337.