Facebook Twitter Instagram YouTube

ODS

Para difundir os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável como norteadores de políticas estaduais, a estratégia utilizada pelo Governo do Estado do Maranhão passa por três níveis:

  1. Conhecimento
  2. Sensibilização
  3. Construção conjunta.

A Comissão Estadual para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (CEODS) será a força motriz inicial para a implementação destes três momentos.

O primeiro ponto aborda estratégias de comunicação, para que todos os três setores da sociedade – Estado, Iniciativa Privada e Terceiro Setor – se familiarizem com os conceitos associados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, à parceria do Governo do Maranhão com o PNUD e os objetivos do Estado neste cenário (Agenda Maranhão 2030, metas, aderência do PPA, a própria Comissão e outros). Este momento será contemplado utilizando estratégias de comunicação: construção do site, divulgação interna, peças de comunicação, eventos abertos, introdução em escolas e ações a serem construídas de maneira conjunta.

A sensibilização procede o conhecimento. Ciente da temática e da direção pautada pelo Estado do Maranhão, municípios, patrocinadores e organizações da sociedade civil darão ao início ao processo de compreender como podem contribuir nesta caminhada. Utilizando-se de práticas exitosas de utilização dos ODS, eventos de integração e troca de ideias, como o MA2030: O Maranhão que Queremos Ser, o objetivo é que os atores reconheçam sua capacidade de participar deste movimento.

Finalmente, será proposta a construção coletiva da Agenda Maranhão 2030, em que todos os participantes se comprometerão a caminhar em direção às 169 metas dos 17 ODS, discriminando quais ações e práticas devem ser realizadas por aqueles que compõe o Estado do Maranhão. Construir coletivamente é um desafio inspirador e o Governo do Maranhão, por meio da Comissão Estadual para os Objetivo, fará o que for necessário para mobilizar a sociedade neste processo.

Governo do Estado e os ODS

O engajamento do Governo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável se mostra, de maneira direta, desde a assinatura do Memorando de Entendimento junto ao PNUD. Ainda, ao instituir uma Comissão intersecretarial sobre o tema, o Governo confirma sua real preocupação com a pauta. Nesta trilha, o evento MA2030 – O Maranhão que Queremos Ser marca o início de uma construção coletiva da Agenda Maranhão 2030 que marcará, de vez, as metas dos ODS como norteadoras das políticas estaduais executadas no Estado do Maranhão.