Facebook Twitter Instagram YouTube

Governo e Associação Brasileira dos Municípios firmam parceria pelo Desenvolvimento Sustentável das cidades maranhenses

Governo e Associação Brasileira dos Municípios firmam parceria pelo Desenvolvimento Sustentável das cidades maranhenses. (Foto: Handson Chagas)

Com o objetivo de oferecer apoio técnico para o desenvolvimento sustentável, prefeitos, secretários municipais e técnicos do Governo do Estado, se reuniram nesta quarta-feira (07), durante o Encontro de Parceria pelo Desenvolvimento Sustentável.

Realizado pelo Governo do Maranhão em parceria com a Associação Brasileira de Municípios, a agenda de trabalhos relaciona os conteúdos dos 17 Objetivos pelo Desenvolvimento Sustentável (ODS) e da Nova Agenda Urbana (NAU) para qualificar gestores municipais, com capacitação nos processo de captação e aplicação de recursos em ações de Desenvolvimento Sustentável.

Governo e Associação Brasileira dos Municípios firmam parceria pelo Desenvolvimento Sustentável das cidades maranhenses. (Foto: Handson Chagas)

O secretário de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular e presidente da Comissão Estadual para Organização do Desenvolvimento Sustentável (ODS), Francisco Gonçalves, explicou a importância do encontro para o fortalecimento da agenda de desenvolvimento dos municípios: “Essa agenda comum do governo Flávio Dino com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável tem como maior objetivo o enfrentamento às desigualdades sociais, em uma conexão com o Plano Mais IDH. Não é possível mudar uma realidade complexa como a do Maranhão, sem uma forte articulação entre o Governo do Estado e os municípios”, explicou.

Edna Tavares Viana Rodrigues, Assessora Especial da Secretaria de Estado da Comunicação Social e Assuntos Políticos (Secap), destaca os objetivos da parceria do Governo do Estado com A Associação Brasileira de Prefeitos. “É uma parceria que fortalece a oferta de apoio técnico para os gestores municipais porque são eles que conhecem as demandas da população e estão ligados diretamente ao planejamento das políticas públicas locais implementadas nas cidades. Então, qualifica-los para que esses planos e projetos, de fato, tenham sustentabilidade, não apenas ambiental, mas também econômica e social, atendendo às demandas reais da sociedade”.

Nas oficinas de qualificação, os gestores têm acesso a metodologias para soluções relacionadas ao desenvolvimento territorial integrado, democratização do território, estratégias e articulações institucionais e gestão democrática.

O prefeito de Afonso Cunha, Arquimedes Bacelar elogiou a iniciativa: “O nosso município é um dos 30 que estão integrados dentro das políticas do Plano Mais IDH e uma das nossas portas de saída para desenvolver políticas é melhorar a produtividade e investimentos. Este é um caminho para ampliar ações e atividades do nosso município em parceria com os objetivos do Mais IDH e o município caminha ao lado do governo nesse sentido”, explicou.

 

Parceria

Edna Tavares Viana Rodrigues, Assessora Especial da Secretaria de Estado da Comunicação Social e Assuntos Políticos (Secap). (Foto: Handson Chagas)

Feito em parceria com a Associação Brasileira de Municípios, União Europeia e Organização das Nações Unidas, a Oficina pelo Desenvolvimento Sustentável, é uma iniciativa do Governo do Estado que faz parte das políticas de desenvolvimento dos municípios maranhenses desde o início da gestão Flávio Dino.

“O governador Flávio Dino é um parceiro fundamental dos Objetivos pelo Desenvolvimento Sustentável. O Maranhão já possui uma política muito intensa de melhoria do IDH nas cidades. Reconhecemos que é uma preocupação prioritária do governo ao apoiar as políticas públicas nesses lugares, tendo em vista a melhoria do IDH em conexão com esses objetivos. É com certeza um dos governos estaduais mais avançados no sentido de contribuir com os municípios para melhorar os indicadores sociais,” explica Eduardo Tadeu Pereira, presidente da Associação Brasileira de Municípios.

Durante o encontro, o secretário Francisco Gonçalves anunciou a ampliação das metas para cumprimento da agenda dos ODS: “Num levantamento que fizemos sobre as políticas públicas, implementadas no governo Flávio Dino, deixamos de cumprir apenas um, dos dezessete objetivos dos ODS. Nossa meta é cumprir todos esses objetivos até o final do ano”, disse o secretário.

Francisco Gonçalves destacou, ainda, a mobilização do governo para cumprimento das metas. “Estamos trabalhando no sentido de mobilizar ainda mais o Governo do Maranhão para que todas as secretarias se adequem aos objetivos ODS, e, ao mesmo tempo, reforçar as articulações com os municípios”, concluiu.

Leave a Reply

Your email address will not be published.Required fields are marked *